CULTURA VIVA

Vemos este projeto como uma consequência lógica de décadas de experiência com as nossas atividades de galeria.

Isto tornou-nos especialistas apaixonados no desenvolvimento e implementação de conceitos de exposição e apresentação, bem como no marketing profissional de arte, artesanato criativo e design.

A nossa compreensão da cultura viva funciona como um guia constante através do nosso trabalho e agora encontra um ponto de contacto na criação de um projeto intercultural para a criatividade e a arte, para além da stilhaus na Gut Panker na Malhada do São/Portugal.

Cultura Viva descreve um conceito com um conceito de artista transnacional em residência, que é financeiramente autossustentável através do turismo autêntico.

Povo

Regiões

Tradições

Infraestrutura

Gut Panker / RFA

&

Malhada Do Sao / PRT

Stilhaus

Base

&

Forum

Preservação do património cultural & Torna-lo visível

Competência

&

Estratégia

Ímpeto

financeiro

através de

microcréditos

Consultoria de arte

Distante da urbanização, mas não muito longe

Refinanciar

&

Independência

financeira

Curadoria

planeamento

&

Performance

Arquitetura

regional

&

Padrões

contemporâneos

Conceitos sustentáveis

CULTURA VIVA NA MALHADA DO SÃO

O projeto intercultural CULTURA VIVA está intrinsecamente ligado à infraestrutura da MALHADA DO SAO perto de Tavira. Desde o desenvolvimento do projeto e fundação da associação de apoio Cultura Viva e.V. em 2021, a criação da infraestrutura em Portugal tem sido a nossa principal prioridade a partir de novembro 2021. Passaram-se agora dois anos, durante os quais o trabalho substantivo do projeto teve de ser suspenso por enquanto. Ein Rückblick soll hier verdeutlichen, was bis jetzt zum Jahreswechsel 2023/24 passiert ist. Uma revisão aqui deve esclarecer o que aconteceu até agora na virada do ano 2023/24. Com o BLOG que existe aqui no site, também traçamos esse caminho visualmente.

Em 04 de novembro de 2021, foi assinado o contrato de compra e venda para a primeira fase da aquisição prevista de edifícios e terrenos. No dia 6 de dezembro, foi assinado o contrato para a compra do segundo trecho, o terreno necessário para o projeto com 2 ruínas. No nosso primeiro período intensivo de trabalho em Portugal, tomámos uma série de decisões fundamentais a respeito de como as duas casas existentes deviam ficar e ser utilizadas após a fase de renovação e conversão.

Uma revisão inicial “meramente estética” do tecido de construção realmente sólido deu lugar a uma revisão completa das casas existentes. Depois de um período de reconstrução e redesenho em estilo mediterrânico moderno, em pouco menos de um ano e meio, os primeiros hóspedes de férias puderam finalmente alugar as casas de campo portuguesas CASA LUZ e CASA COLINAS a partir de março de 2023 (reserváveis diretamente no www.malhadadosao.pt).

Com o trabalho final para uma cozinha ao ar livre com uma espaço de churrasco como ponto de encontro comunitário para os nossos hóspedes e futuros artistas dos projetos Artista em Residência da associação, é ainda uma questão de criar diferentes áreas para retiro e relaxamento na área. Além disso, espaços livres serão criados no local para fornecer espaço para trabalhos artísticos ao ar livre.
Atualmente, os planos de conversão e expansão para mais dois estúdios nas ruínas existentes estão a ser elaborados, aplicados e, esperamos, implementados em 2024!

Institutos culturais

&

academias

Iniciar

Coproduções

&

Apresentá-las

Elegibilidade

&

Status de organização sem fins lucrativos

Design de produto

&

artesanato

criativo

Estágios

&

Bolsas de estudo

Promover, fomentar

&

Desafiar

Exposições

sazonais

Artes

&

Artesanato

Criar

interseções

não existentes

anteriormente

Oficinas

de

produção

local

Técnicas de produção

Ateliers

e

estúdios

Intercâmbio

e

Inspiração

Atividades da associação

para monitoramento

e

promoção

PROJETO INTERCULTURAL

A ideia de trazer a ligação da arte, cultura e artesanato de Portugal com outros países europeus para o intercâmbio na MALHADA DO SAO, no interior rural do Sotavento Algarvio, está a encontrar uma resposta positiva cada vez que mais pessoas alcançamos. Para tornar visível e tangível a ideia de troca, a Malhada está a contribuir para o refinanciamento necessário com o aluguer da sua casa de férias. Na perceção da natureza circundante e da autenticidade da envolvência, irá de encontro a momentos maravilhosos e valores tangíveis que tornam este lugar tão ideal – seja para artistas ou convidados.

Seguindo a nossa paixão de longa data pela atividade da galeria, alargámos e aprofundamos a nossa rede de contactos com a população portuguesa. Destaques especiais são os primeiros contatos com o mundo da arte e da cultura no local. Um mediador cultural em excelente rede, que já foi corresponsável pela EXPO em Lisboa e pela contribuição portuguesa para a EXPO 2000 em Hanôver, organiza os primeiros contactos para um espaço expositivo de iniciativa artística com salas de oficina próprias de design gráfico. Além disso, o antigo cinema de estreia em Tavira, que foi convertido num centro cultural e de eventos, será reaberto em breve e dará certamente mais impulsos culturais à cidade e à região.